quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Estudo Neoconsumidores

Divulgado estudo realizado pela Consultoria Gouvêa de Souza em parceria com o Ebeltof – International Retail Experts, sobre o perfil do neoconsumidor, tendências de consumo e o comportamento de compra nos setores: Alimentação, Eletrônicos, Vestuário e Beleza. O projeto foi realizado online em 11 países totalizando 5.500 entrevistas somadas a um trabalho de campo no Brasil com 500 entrevistas em São Paulo, Recife e Porto Alegre. Veja detalhes da amostra no quadro.

Os idealizadores pretendem realizar o estudo a cada dois anos para acompanhar as mudanças de consumo em tempos multicanais. Na definição do estudo, o Neoconsumidor é aquele que além da loja física, tem acesso a diversos canais, inclusive aos canais digitais - internet, celular e TV interativa. Possui acesso global às informações e com isso possui ferramentas para fazer comparações e pesquisas.

Algumas conclusões sobre os neoconsumidores brasileiros:

- 92% fazem compras pela internet;
- 73% utilizam sites especializados para fazer comparações de preços;
- 53% ficam desapontados se suas lojas preferidas não vendem pela internet;
- O varejo não loja cresce na razão do PIB;
- O Brasil é o país com maior receptividade a propaganda pelo celular;
- Quanto mais maduro o país e o consumidor, mais o consumo é multicanal;
- Ao se tornar mais maduro, o consumidor passa a demandar alternativas digitais como a internet e o celular e se torna mais crítico, racional e exigente;
- Ao comparar preços, o consumidor exacerba um comportamento de querer mais por menos, provocando um efeito econômico e reduzindo a rentabilidade das empresas.

O estudo será divulgado na íntegra na semana que vem em São Paulo no 12o Fórum de Varejo da América Latina.

Fonte: Mundo do Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário