quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Gestão de Conhecimento e Comunidades Práticas

Eu estava lendo esses dois artigos no Blog ingestão.net e achei muito interessante a maneira como os autores expuseram de forma resumida esses dois assuntos tão complexos.

Hoje em dia, diante da alta taxa de turnover nas empresas, grande parte do conhecimento é perdido com a saída de um funcionário da equipe caso a empresa não tenha uma política de GC eficaz. Isso resulta em retrabalho, perda de eficiência e produtividade. Dessa forma, trabalhar uma boa política de GC e um período mínimo para um eficiente handover são essenciais para a adaptação do novo colaborador à empresa e aos projetos em implementação.

Artigo: Afinal, o que é essa tal de Gestão de Conhecimento

Já as Comunidades Práticas são a típica manifestação da Era do Colaborativismo e do Compartilhamento de Informações. São associações de pessoas que dominam um determinado assunto, não apenas teoricamente, mas que também são praticantes, ou seja, trabalham diretamente com assunto e através dessa rede, compartilham conhecimentos, dúvidas, soluções, oportunidades de negócios e outros.

Esse conceito pode ser implementado dentro das empresas de forma a otimizar o compartilhamento do saber e estimular a resolução de problemas internos através das idéias de seus colaboradores.

Artigo: Comunidades de Práticas nas Organizações: o que são e quais os benefícios

Espero que gostem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário